sexta-feira, 27 de abril de 2007

Percurso Pedestre - "Viagem à Pré-História" - 5 de Maio de 2007


Olá a todos,

Estamos de volta e já em preparação da 2ª caminhada.
Esta vai ter lugar novamente nos meandros da bonita Serra da Freita, com início e fim no Merujal. O percurso é circular, por caminhos rurais e de montanha, desníveis pouco acentuados e... desta vez, 17 km.
Ao longo deste trajecto, iremos atravessar o rio Caima, poder apreciar a maior cascata de Portugal (a frecha da Mizarela) ou as pedras "Parideiras", e deixar-nos envolver por lindas paisagens de socalcos, vales, ribeiros e riachos, azenhas, antigas calçadas e acima de tudo... muito boa disposição!
Por isso, com tantas coisas bonitas para vermos, vamos ter mesmo que fazer um grande esforço e levantar cedinho... O ponto de encontro no Porto é mais uma vez no Café Velasquez (nas Antas) às 09h30, ou, para quem preferir, às 10h30 junto ao restaurante do Parque de Campismo do Merujal. É verdade, falta ainda dizer que será no sábado, dia 05 de Maio.
Já sabem, contamos com todos...

Algumas Curiosidades
  • A Frecha da Mizarela é uma queda de água com mais de 60 metros de altura, em pleno rochedo granítico do planalto da Serra da Freita, sendo uma das maiores fracturas geológicas da Península Ibérica.
  • As Pedras "Parideiras" são um fenómeno de granitização único no país e muito raro em todo o mundo, já que fenómeno idêntico se encontra apenas em território da ex União Soviética. Segundo alguns cientistas, as pedras são caracterizadas "como rocha granítica com numerosos nódulos biotíticos em forma de discos circulares ou de medalhões". Através da erosão do granito, esses nódulos de biotite afloram à superfície da rocha, desprendem-se e vão-se acumulando no solo. Por isso, os camponeses da região chamam à rocha "a pedra que pare pedra", isto é, a rocha que produz uma outra rocha. Datam de há mais de 280 milhões de anos, dizem...

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não há comentários nem fotos?

Carmo disse...

Primeiro é preciso revelar as fotos...

Anónimo disse...

Pois é!!!!!!!!!!
Foi muito fixe, mas um bocado mais duro do que a gente pensava. Desta vez fomos um grupo mais numeroso, o que significa, coisas boas e mas. As boas, animação, companheirismo, amizade, etc., etc. As mas, coordenação principalmente.
Este percurso foi completo mas acho que lhe faltou um bocado de variedade de paisagens. Andamos muito tempo sempre com a mesma paisagem e isso cansa.
O próximo...........acho que ficou marcado para dia 02-06 (espero confirmação).
A minha sugestão seria ir tipo Geres e ficar la dormir o fim-de-semana, assim o convívio era maior e aproveitávamos mais o fim-de-semana.
Que acham?
Beijos e abraços

Silverio

RC disse...

Excelente ideia, mas mais uma vez em cima de outros compromissos de agenda. E este mês, não há mais? Cansaram-se assim tanto? Fica apalavrada uma para a região centro... Que tal Lousã e um percurso pelas aldeias desertificadas?

Anónimo disse...

EU NÃO POSSO EM MAIO.

Unknown disse...

Adorei a caminhada, é caso para dizer EXCELENTE...

Os vários quilómetros percorridos naquele Sábado pela Serra da Freita foram largamente compensados pelo o requinte de algumas paisagens e pela boa disposição e persistência que coabitou no seio do grupo.

O objectivo foi alcançado...

Continuem a marcar novas caminhadas, la estarei se possível.

Um Abraço
Luís Abreu

Carlos disse...

As ideias são muito boas... Gerês... e fim-de-semana.
Sabendo que há alguns que não podem ir no dia 02 de Junho, se calhar pode-se alterar para o dia 09.
Rui, mas é claro que não nos cansamos assim tanto, a questão é mesmo que no mês de Maio estava difícil encontrar consenso.
Ficamos a aguardar esse tal encontro por terras do centro.
Abraços e beijos para todos.

Anónimo disse...

Pois é, grandes malucos... Apanharam o bixharoko das caminhadas! E estou a ver que se estão a divertir mesmo muito. Ora, este fim de semana lá vou eu para outra, em Sernancelhe (perto de atrás do sol posto) e espero eu, vai ser muito bonito. Avisem-me quando forem a outras pois eu se puder também vou.

Anónimo disse...

Boa tarde, estou a juntar alguns links úteis para construir o blog (desafio-pt.blogspot.com) e como temos em comum o gosto pela natureza e caminhadas eu pretendia de colocar um link de atalho para o seu site e podemos sempre trocar experiências e ideias.
Mas gostava de saber se me permite ou há algum inconveniente?